Pular para o conteúdo principal

Opções saudáveis e deliciosas para as ceias das festas de final de ano

Dezembro chegou e com ele a época da tão temida comilança. São festas e mais festas de confraternização e as tão esperadas ceias de Natal e Ano Novo. Mas como resistir a tantas coisas gostosas que nos conquistam só pelo olhar? São tantas opções de aperitivos, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas que fica difícil, não é mesmo?

Para quem está seguindo alguma dieta, possui algum tipo de restrição alimentar ou simplesmente gosta de equilibrar as refeições, surge uma certa preocupação com o que comer durante as festas porque geralmente as receitas tradicionais são gordurosas e calóricas. Mas isso não deve ser um empecilho para não curtir esses momentos, porque é possível sim preparar receitas saudáveis, deliciosas e balanceadas.

Separamos algumas dicas que pode ajudar na hora de preparar os pratos e que vão agradar a todos os gostos. Assim todo mundo fica feliz e satisfeito!

Dê preferência a alimentos frescos e de qualidade e evite produtos processados.

 Sirva frutas secas como tâmaras, ameixa e damasco como aperitivos.

Use e abuse de vegetais crus no preparo de saladas e incremente a receita como sementes de girassol e linhaça, por exemplo.

Peru e peixes são consideradas carnes magras e quando temperados com condimentos naturais como o gengibre e a pimenta, ficam muito mais saborosos.

A tradicional farofa também será presença marcante se no lugar de bacon, calabresa e ovos, tiver damascos, ameixa, castanhas ou vegetais como a cenoura, abobrinha e couve.

A criatividade também pode tomar conta na hora de preparar as bebidas. Suco de uva integral, blueberry e cranberry, além de ter o visual que combina com festa, é mais saudável que refrigerante. Outra opção refrescante é servir água gelada com frutas, gengibre ou folhas de hortelã.

Aproveite as frutas da estação e esbanje cor e saúde nos pratos. Melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja, pêssego e ameixa estão na melhor época e além de serem muito nutritivas, possuem baixa caloria e podem ser servidas naturais, em saladas ou em sobremesas.

Boas Festas e bom apetite!
Imagens meramente ilustrativas / Internet:


Comentários