Pular para o conteúdo principal

Uma profissão chocante e eletrizante

Eletricistas da CEAGESP participando do treinamento obrigatório NR-10


Você pode não perceber, mas o profissional homenageado em 17 de outubro está presente na vida de todo mundo. Ele é o eletricista, o responsável pela instalação e pela manutenção de toda rede elétrica de casas, prédios ou ruas. Se em sua casa há energia elétrica para que você desfrute da TV e de seus eletrodomésticos, ou na empresa os computadores estão ligados prontos para suas atividades profissionais, é porque um eletricista fez o trabalho. 

De acordo com Antonio Cezar, considerado o maior colecionador em datas comemorativas e suas origens, o Dia do Eletricista é uma comemoração que está oficializada na cidade brasileira de Goiânia-GO pela Lei N° 8.681 de 2 de dezembro de 2008, mas que conta com várias homenagens aos eletricistas em todo o Brasil.

A Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) possui em seu quadro de funcionários, 19 profissionais da área elétrica e dois estagiários. A equipe compõe a Seção de Manutenção Elétrica (SEMAE), subordinada ao Departamento de Engenharia e Manutenção (DEMAN) e é coordenada pelo engenheiro elétrico Paulo Eduardo Mendes Pereira. 

Os técnicos operacionais da área elétrica, como são designados na CEAGESP, estão lotados no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) e nos entrepostos de Araraquara e Bauru, porém, atendem todas as unidades da Companhia distribuídas pelo estado.

Fábio Rogério Carbonieri está na CEAGESP há 19 anos e conta que, quando criança, gostava de acompanhar os primos mais velhos que eram profissionais e empresários na área elétrica. Seu interesse pela profissão cresceu com o tempo e hoje, além de eletricista, possui as formações de técnico eletrotécnico, engenheiro de automação e controle e engenheiro elétrico. 

Dentre as atividades desenvolvidas na Companhia, está a manutenção corretiva e preventiva em todas as instalações elétricas de baixa, média e alta tensão não só na matriz, mas também em todos os silos, graneleiros e armazéns. Pela sua experiência, também auxilia a chefia na coordenação e instrução de todos os outros técnicos elétricos e na elaboração das escalas e plantões.

Sobre a profissão de eletricista, Fábio ressalta a importância de estar atento às novas tecnologias e completa: “Tudo o que sou e tenho devo à profissão de eletricista que iniciei aos 14 anos de idade profissionalmente na escola SENAI ‘Mariano Ferraz’”.

Há mais de 27 anos na profissão e há 12 anos na CEAGESP, Paulo Cesar Xavier de Souza Tucci também faz parte da equipe e considera a energia algo essencial e indispensável: “Tudo na vida moderna precisa de energia: para usar eletrodomésticos, na iluminação, nos meios de transporte, etc. Hoje somos dependentes dela.”

Tucci também destaca os desafios da profissão, pois é justamente essa dependência no fornecimento de energia elétrica que faz a segurança ser extremamente importante, tanto para o profissional como para o consumidor. “A energia elétrica não perdoa e não aceita erros; tira sua vida ou te deixa com sequelas”, afirma.

Um dos mais novos na equipe é Hermes Lopes Pereira, que decidiu ingressar na carreira por influência da família e para “tentar controlar a eletricidade”. Está há nove anos na área e há quatro na Companhia, realizando manutenção e instalação de motores elétricos, transformadores, disjuntores, cabos de energia, sistema de iluminação e alarmes.

Para Hermes, o grande desafio da profissão é lidar com algo que não se vê e suportar a pressão para corrigir problemas com segurança e efetividade, e completa: “Lidar com algo temido por muitos e conseguir manipular a energia de uma forma que ela traga seus benefícios para usuários e empresa é algo realizador.”

Fábio, Paulo Cesar, Hermes e toda a equipe, anualmente participam do treinamento obrigatório da NR-10 (Norma Regulamentadora), que estabelece os requisitos e condições mínimas em prol da implementação de medidas de controle e sistemas preventivos para garantir a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem em instalações elétricas e serviços de eletricidade.

Assim como eles, milhares de eletricistas todos os dias se dedicam à profissão e fazem a diferença. A todos, a CEAGESP parabeniza pela data e agradece pelo bom trabalho que protege nossa vida.


Comentários